domingo, 19 de junho de 2011

Robert Lewis - copiloto do Enola Gay

Às duas da manhã, a bomba de cinco toneladas, apelidada de Little Boy,foi colocada no avião.

Robert Lewis:“Com quase sete mil galões de combustível, a bomba e 12 homens a bordo, o bombardeiro estava perigosamente pesado”.

Um acidente na decolagem, por mais comum que fosse, poderia causar uma catástrofe na base. O jeito era levar a bomba desarmada e montar o dispositivo de disparo a bordo, trabalho que ficou a cargo do capitão Parsons. Por volta das 2 da manhã do dia 6 de agosto.
O avião levaria cinco horas e meia para chegar ao destino. Se permitiu que os aviões americanos avistassem seu alvo, o céu claro sobre Hiroshima também possibilitou que seus habitantes percebessem a aproximação de seus problemas.No avião, o major Thomas Ferebee ajustou os aparelhos e mirou para que a bomba atingisse uma ponte que cortava um dos sete rios da cidade. A jovem Ayako, de 20 anos, olhava para o relógio: 8h15. Nesse momento a bomba foi lançada, livre do peso, o B-29(avião) deu um salto para cima. O Little Boy, “garotinho”, estava a caminho. Em segundos, um clarão silencioso foi visto na cidade. Do avião, o sargento Bob Caron fotografou o enorme cogumelo. Espantado com o impacto da explosão, o co-piloto Lewis escreveu em seu diário: “Meu Deus, o que fizemos?”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário